Cientista de Foguetes
Nesta oficina, adultos e crianças são convidados a se tornarem cientistas de foguetes. A partir de materiais simples, os participantes podem desenvolver seus projetos que serão imaginados, criados, testados, e compartilhados. Uma divertida oportunidade para espalhar o brincar e lançar foguetes pelos diferentes espaços da unidade e além.


"Pensar como um cientista de foguetes é enxergar o mundo através de uma lente diferente. Os cientista de foguetes imaginam o inimaginável e resolvem o que não tem solução. Eles transformam derrotas em triunfos e restrições em vantagens. Eles enxergam reveses como quebra-cabeças que tem solução em vez de bloqueios intransponíveis. Eles não são movidos pela convicção cega, mas pelo autoquestionamento; seus objetivos não são resultados em curto prazo, mas descobertas em longo prazo. Eles sabem que as regras não são fixas, que o padrão pode ser alterado e que um novo caminho pode ser forjado."
Introdução




Ozan Varol - Pense como um cientista de foguetes
Por dentro do termo:
FOGUETES
[Astronomia] Veículo espacial que, munido com um mecanismo de propulsão na sua parte traseira, libera gases por meio de combustão para que saia do solo em direção ao espaço.
Engenho de propulsão acionado pela expulsão de gases produzidos pela combustão de matérias explosivas, usado em bombas, aviões e, mais recentemente, para colocar em órbita naves espaciais e satélites artificiais.
Fonte: Dicionário on-line de português www.dicio.com.br
CIENTISTA
[substantivo] Um cientista, em um sentido mais amplo, refere-se a qualquer pessoa que exerça uma atividade sistemática para obter conhecimento. Em um sentido mais restrito, cientista refere-se a indivíduos que usam o método científico, podendo ser especialista em uma ou mais áreas da ciência.
Fonte: Dicionário inFormal -
Para a transformação da escassez em abundância são necessárias 3 etapas principais:
1° Reconhecer a abundancia dos materiais reutilizáveis disponíveis;
2° Construir uma rede de parcerias que coletam os materiais diretamente na fonte geradora e os compartilham de forma sistemática.
3° Iniciar um laboratório de experimetações com esses materiais, explorando suas limitações e potencialidades, suas interações com outros materiais e transformações através de diferentes ferramentas;
4° Conectar as interações mais dinâmicas entre os materiais com narrativas que convidam a mundos exploratórios onde a narrativa é apenas o inicio de uma pesquisa que pode se perpetuar por toda a vida.
A ressignificação com propulsora de processos exploratórios


Promove o livre brincar;
Incentiva a ressignificação dos materiais cotidianos;
Estimula o desenvolvimento de projetos e a resolução de problemas;
Desenvolve o pensamento criativo e reflexivo;
Gera autonomia na construção de processos exploratórios;
Oferece ao público em geral atividades baseadas em metodologias educativas inovadoras;
Disponibiliza espaços de experimentação livre, baseados na liberdade criativa e na exploração lúdica de materiais e ferramentas.
Potencial educativo


Grandes eventos
A instalação interativa Engenhoca com Bolinhas já esteve presente em grandes eventos.
CBAC - Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa 2024


FIC - Festival de Invenção e Criatividade de Pirituba-SP 2024
Casa do Lago - Unicamp 2025
Sesc Jundiaí 2024
Festival de Invenção e Criatividade de Guarulhos 2024 e 2025
Outros eventos:
Conheça alguns dos incríveis foguetes pesquisados.








Criações
















Renato M. Barboza
Arte Educador e Ecobrinquedista
contatos:
renatombarboza@gmail.com
© 2025. All rights reserved.








